INAUGURAÇÃO, 16 JULHO | 15h | LEIRIA
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA EXPERIMENTAL “THE WEIGHT OF LIGHT”
DE OIANA_
POR ANA CRISTINA SANTOS
16.07.2022 _
24.09.2022
A velocidade das coisas afeta a impressão das memórias.
Em Weight of Light é o movimento que domina. Estamos perante um exercício que, por pura teimosia, nos remete contra o instantâneo e aquilo que o tempo procura fixar. Contra o readymade. Numa sociedade dominada pela estilização das coisas. Contra o fake, o fixo, o transposto: neste azul cianótipo encontra-se o genuíno, o inexpectável. O resultado é desenhado pela surpresa e a reação.
É essa a virtude do processo de criação de Ana Cristina Santos (a.k.a Oiana), uma antítese à ordem da fixação, característica da fotografia, mas referencial no que toca às imagens em movimento. As suas peças formam narrativas visuais desvendadas através e pela luz. O seu processo artístico é de procura e contacto com os elementos naturais que resgata. Reveladora, desvenda e condensa, para nos devolver estas imagens em tons de azul e prata.
Embora não se trate de uma saga em construção, estamos perante uma ideia transformadora, o mesmo que flagrou nas diferentes correntes artísticas, mapeadas mais pela inacção e pela pequena intervenção. As impressões são provas do processo fotográfico aplicado, mas as imagens que aqui se apresentam ainda estão num processo transformador e evolutivo, que estende no futuro. Nenhuma destas peças é, por isso, uma narrativa estanque. Corresponde a um momento visível no seu percurso químico singular, reflexo dessa passagem no tempo. Este encontro não é com o momento final, se não com o seu caminho que não termina.
“E no FIM disto tudo um Azul-de-Prata”, do poema Rêve Oublié de António Maria Lisboa
texto de Ricardo Gonçalves e Ana Cristina Santos